Pelos Passeios de São Paulo: turismo sem barreiras (teste webquest)

Olá, turm@!

Sejam bem-vindos ao Fórum

Pelos Passeios de São Paulo: turismo sem barreiras

Introdução

Região da Luz (Roseli Castro e Jackeline Silva)

Todo cidadão brasileiro tem o direito de usufruir em igualdade de condições o que a cidade lhe oferece em termos de recreação, cultura e lazer. Os resultados do censo IBGE 2000 mostram que 14,5% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência física. Após estudos e pesquisas desenvolvidos neste semestre, nossas discussões apontaram para um conceito mais amplo adotado pela CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, cujo foco encontra-se não mais na incapcidade e doença, e sim, na compreensão dos domínios da saúde a ela relacionados (perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade). Com isso, informações sobre a funcionalidade do corpo permitem uma visão mais ampla e generosa da população e podem ser utilizadas na tomada de decisões projetuais facilitando a interação social e o desenvolvimento das atividades comuns aos cotidiano das pessoas.

Vocês viram que muitos consideravam que a CIF (erroneamente) se referia apenas a pessoas com necessidades especiais, deficientes, entre outros. Na verdade, ela aplica-se a TODAS as pessoas, inclusive nós. Em suma: tem aplicação universal e viabiliza o projeto e o desenho de uma boa arquitetura e urbanismo para todos. 

Os dados do IBGE 2000 apontam para cerca de 24,5 milhões de pessoas que tem limitações relacionadas à estrutura do ambiente em que vivem e à comunidade, que dificultam ou inviabilizam sua inclusão social e o exercício de sua liberdade. Acrescente-se a essa situação o fato da população brasileira estar envelhecendo. Com a idade, o ser humano vai perdendo “aquisições” conquistadas. A acuidade visual diminui, a mobilidade torna-se reduzida entre outros sinais. Faz-se com isso necessária uma reflexão profunda sobre a contribuição dos profissionais vinculados á construção civil e ao planejamento urbano na construção de uma cidade mais acessível e socialmente inclusiva. Este trabalho avalia as condições de mobilidade e acesso de um dos principais pólos culturais de São Paulo: a região da Luz, localizada em área central que vem passando por processo de revitalização com o intuito de acolher uma população interessada em contemplar pontos de interesse arquitetônico, histórico e cultural da cidade. (texto livre elaborado a partir de relatório de avaliação do trabalho intitulado Pelos Passeios de São Paulo de Jakeline Silva e Roseli Castro)
Secretário explica como será o projeto “Nova Luz”

Fórum

Neste tópico, pretendo orientá-los sobre a discussão e a leitura de textos para o desenvolvimento da tarefa individual – desenvolvimento de projetos, que será cobrada ao final de nossos trabalhos neste fórum.

Neste fórum discutiremos sobre os instrumentos legais, normativos e administrativos disponíveis para a formulação e implantação de projetos urbanísticos e arquitetônicos acessíveis à população com enfoque especial ao atendimento dos princípios do Desenho Universal.

Em síntese, este fórum deverá reunir todas as informações apresentadas ao longo do semestre visando, à partir da aplicação dos conhecimentos por você adquiridos sobre o tema, ao desenvolvimento de um diagnóstico e pré-proposta de acessibilidade na região da Luz, São Paulo, capital.

Com isso, teremos as seguintes atividades:

Tarefa Individual (1): visita técnica à área de estudos e elaboração de breve relato sobre a história do local e seu patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico.
Tarefa coletiva (2): relatório de visita técnica e diagnóstico das condições de acessibilidade física da região estudada (entrega prevista para 21.07.2010) elaborado a partir das informações contidas neste fórum, leituras orientadas e visitas a sites indicados.
Tarefa Individual (3): proposta de intervenção urbanística e arquitetônica da região da Luz (início previsto para 22.07.2010 e entrega em 10.07.2010)

A tarefa de vocês será:

Tarefa Individual (1): participar da visita técnica que ocorrerá no dia 07.07.2010 às 8h00. Nosso encontro ocorrerá na estação Luz do metrô em frente às catracas. Você deverá levar material para registro da visita (anotação de apontamentos, imagens – áudio, vídeo).

Tarefa coletiva (2): elaborar pequenos textos ilustrados por imagens, áudios e desenhos sobre as conclusões referentes à visita técnica realizada no dia 07.07.2010. Lembrem-se que as condições de acessibilidade do ambiente físico urbano e arquitetônico deverão atender aos princípios do Desenho Universal. Por conseqüência atenderão também pessoas com deficiências funcionais. este material deverá ser disponibilizado no espaço “Comentários” deste post acrescido de seu nome e assunto relatado. Lembrem-se que o material postado deverá conter as fontes consultadas e não poderão ser simples “cópias” de textos, imagens ou áudios retirados de outras mídias digitais.

Tarefa Individual (3): a partir das informações disponibilizadas pelos membros no fórum, cada aluno deverá criar uma proposta de intervenção urbanística e arquitetônica da região da Luz com ênfase no percurso que inclui o Parque da Luz, Pinacoteca do Estado, Estação da Luz e Museu da Língua Portuguesa.

Os textos para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos podem ser acessados:

Acessibilidade em trechos da Av. Paulista – Desenho das calçadas
Estação da Luz: acessibilidade das calçadas
NBR9050
sembarreiras
manual de insruções técnicas de acessibilidade para apoio ao projeto arquitetônico

Sites interssantes para pesquisa:
http://desenhouniversal.com
http://helenadegreas.com.br
http://turismoadaptado.wordpress.com/
http://www.vidamaislivre.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s