Como iniciar seu Blogfólio

Primeiro passo:
Criar uma conta
Para criar uma conta, sugiro a vocês que utilizem o endereço http://wordpress.com

É a plataforma (software livre)  que utilizo para inserir alguns posts relacionados às minhas aulas, onde deposito os melhores trabalhos dos alunos, onde insiro meus pensamentos, etc.  Gosto bastante dos recursos oferecidos. Como disse minha super professora de blogs Lilliane Ferrari em seu curso, ela pode ser considerada a “Ferrari” das plataformas. Não que as outras não sejam boas. Mas simplesmente gosto dessa.Simples assim. São vários os seus recursos e possibilidades de uso e por isso mesmo, dá um pouco mais de trabalho para aprender. Mas posso garantir que os resultados são bons e atendem às necessidades de nossa disciplina.

Segundo passo:
Selecione a língua (português do Brasil) clicando no canto superior direito.

Terceiro passo:
– Clique no botão laranja onde se lê: Sign Up Now
– Criar um nome para o seu blogfólio

Quarto passo:
– Selecione o nome do usuário.

– Para os esquecidos (e neles me incluo), sugiro que coloquem como username seu primeiro nome e seu último sobrenome.
Vocês podem também, colocar o nome que será digitado na URL.
Por exemplo: se seu nome for José Maria Lisboa, digite em letras minúsculas e sem espaço joselisboa. Quando o endereço eletrônico for criado, a homepage ficará assim: http://joselisboa.wordpress.com

Por se tratar de um blogfólio, é sempre bom colocar seu nome e sobrenome nele, pois essa atitude colabora na criação de uma identidade e de uma marca. Lembre-se que VOCÊ é o produto que está na vitrine digital e, portanto, em exposição.

Quinto passo:
_ Crie uma senha e logo depois confirme a mesma senha digitando-a novamente. Para os esquecidos: #pelamordedeus  (rs) não inventem qualquer sequência ou número. Vocês irão esquecer e isso prejudicará a sua imagem!!! Simplesmente usem uma senha que vocês já têm ou, ao criar uma nova, anotem num lugar que vocês não percam… Cansei de presenciar cenas em que alunos se “descabelam” porque não tem acesso à conta. “Juízo nessas horas”… rsrsrs

Sexto passo:
– Criar um email.
#pelamordedeus !!! criem uma NOVA conta de email, preferencialmente no gmail, hotmail. O novo email DEVERÁ ser igual ao nome do seu blogfólio. Por exemplo: lembram-se do nosso amigo José Maria Lisboa? O blogfólio dele não era http://joselisboa.wordpress.com?
Pois é: o email dele DEVERÁ ser joselisboa@gmail.com ou joselisboa@hotmail.com ou qualquer outra conta. NÃO INVENTEM nomes engraçadinhos do tipo queenhelena@gmail.com  ou ainda superhelena@hotmail.com ou helenalindona@hotmail.com
(podem rir à vontade mas EU JÁ LI EMAILS PARECIDOS e até piores infelizmente… o povo é meio “sem noção”… sei lá…)
Lembre-se que de agora em diante, estaremos construindo a sua imagem profissional.
Depois de criar um novo email que será utilizado apenas para fins profissionais, coloque-o na página do wordpress.com para contato.

Ah! Não se esqueça de clicar o Legalflotsam concordando com os “termos de uso” do blog e passar para o “next”.

Sétimo passo:
_ Criar o nome do blogfólio: Novamente, sugiro que vocês utilizem o mesmo nome do username ou ainda http://joselisboa.wordpress.com – Assim, ninguém esquece. Não quero presenciar cenas “de horror”, choro, ranger de dentes ou qualquer outra coisa assim na época de publicação (entrega para avaliação final do curso). Não tem perdão.

Oitavo passo:
– Preencher o Título do seu blog, ou ainda, o nome dele. Como o objetivo deste trabalho é divulgar sua produção acadêmica ou ainda criar um portfólio digital, é seu nome que deve ser colocado como título. No caso do nosso amigo, onde se lê Myblog’s Blog, você deverá digitar José Maria Lisboa. Aproveite para inserir um subtítulo como “designer de interiores”, “arquitetura e urbanismo” ou o quê você considerar mais adequado para o tipo de trabalho que você irá desenvolver. A mensagem aparece logo abaixo do blog’s title. você deverá apagar a frase” just another wordpress blog”, tudo bem até aqui?

Nono passo:
– Em language, coloque português do Brasil. Se preferir outra língua fique à vontade. já tive alunos que colocaram em árabe…

Décimo passo:
– Onde se vê Privacy, deixe onde está, ou seja, seus dados serão públicos e todos poderão ver seus trabalhos. Se optar por deixá-lo privado, apenas você poderá ver seus trabalhos. Vai funcionar como um diário particular. Logo depois clique em criate a blog.

Se tudo deu certo… PARABÉNS! Você acaba de criar seu Blogfólio!!!!

Profª Lilli, se tiver muita bobagem, avise please!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s