Zorba: o grego

Inseri num post porque acho o filme muuuuiiiittttttoooo legal…

Será minha ascendência? rsrsrsrsrs

Do jeito que ando estressada ultimamente…

NÃO estranhem queridíssimos alunos se eu começar a dançar um “rassápiko” no meio da sala…

Em tempo: cobro para ensinar! hahahahaha!

Zorba, o grego

titulo original: (Zorba the Greek)

lançamento: 1964 (EUA)

direção: Michael Cacoyannis

atores: Anthony Quinn , Alan Bates , Irene Papas , Lila Kedrova , Eleni Anousaki

duração: 141 min

gênero: Drama

Sinopse

Basil é um escritor greco-britânico que cresceu na Inglaterra e agora passa por uma crise de criatividade e quer ir para Creta, a terra natal de seu pai. Enquanto espera para embarcar no navio que o levará à ilha, cuja saída está atrasada por causa do mau tempo, ele conhece o Zorba, um grego simples e entusiasmado, com vários apelidos, segundo ele próprio conta (um deles é “Epidemia”, pois espalharia o caos aonde passa). Zorba simpatiza com Basil e pede que ele o leve na viagem, como seu intérprete e talvez cozinheiro. Basil explica que pretende reabrir a mina de linhito de seu pai e quando Zorba conta que tinha experiência com mineração, Basil concorda com a sua companhia.

Ao chegarem ao vilarejo rural onde fica a mina, os dois instalam-se na pensão pomposamente chamada “Hotel Ritz”, de Madame Hortense, uma ex-cortesã francesa e agora uma solitária mulher. Enquanto Zorba e Hortense se tornam amantes, Basil fica conhecendo “a viúva da janela”, disputada por todos os homens do vilarejo mas que, contudo, os rejeita violentamente. Ao ver Basil ela se interessa por ele e Zorba percebe isso, mas o homem prefere ignorá-la e a toda e qualquer mulher e continuar com seu projeto de mineração.

Quando começam a trabalhar na mina, Zorba e Basil descobrem que as madeiras estão podres e tudo está prestes a desabar. Zorba percebe que precisam de madeira nova e avista o bosque no alto da montanha, que pertence a monges que vivem isolados. Zorba arranja forma de convencer os monges a autorizarem o derrube de árvores e tem a ideia de construir uma espécie de teleférico, que permitirá transportar os toros montanha abaixo, em alta velocidade. Basil concorda com o plano, que, se falhar, o deixará sem todas as suas economias e inviabilizará o seu futuro como empresário mineiro.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Zorba,_o_Grego#Sinopse Acesso em: 15.11.2010 às 18:35:22

Mais informações em:

Adoro Cinema!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s