Planta e maquete tátil do sambódromo de São Paulo

Audiodescrição do sambódromo:
Cleidnalva Ferreira de Araujo

Declaração de amor da minha filha Steph (videomaker):
http://depoisbigbang.wordpress.com/2011/03/04/quem-nao-sabe-o-que-e-carnaval/

Um pouco mais sobre o assunto em:
Diário de classe bem humorado sobre o processo de realização das maquetes

Querdissimos,

Obrigada a todos. Foi muito bom tê-los conhecido e trabalhado com vocês ao longo das últimas semanas. Começamos nossas reuniões numa noite de janeiro lá no escritório-modelo da arquitetura e terminamos fechando a maquetaria com chave de ouro.

Sabe do que mais gostei?

Antes de colocar a “mão na massa”, pesquisamos, estudamos, conversamos muito sobre o conceito do projeto, o seu porquê e, em especial, para quem estávamos trabalhando, lembram-se? nossos clientes especiais: os deficientes visuais, razão de ser de nosso projeto.

Horas de conversa muito bem investida pois fundamentou cada atitude tomada por vocês em todas as etapas: do desenho à seleção de materiais, utilização de cores e texturas além dos acabamentos. Posso afirmar que vocês cresceram profissionalmente. Não são os mesmos alunos que encontrei em janeiro. Durante as entrevistas que vocês concederam, ouvi detalhes sobre execução e sobre os motivos que os levaram a escolher cores, esse ou aquele material, sobre compreensão e leitura de formas, texturas, volumes e dimensões que, de repente, me dei conta que vocês estavam dominando o assunto muitíssimo bem. Parabéns! Sei que se projetos futuros semelhantes aparecerem, vocês “darão conta” do recado!

Quanto ao Ângelo, não tenho como lhe agradecer. Muitíssimo obrigada pelo excelente trabalho de orientação quanto à execução das maquetes. Estamos juntos desde o Guia Tátil de Ruas do Ipiranga feito lá para o Instituto de  Padre Chico. Lembra? Os meninos usam até hoje.

Filha, obrigada pela força. Seu trabalho de “videomaker” foi lindo… Usou uma linguagem jovem, sem aquela aparência de vídeo institucional, você conseguiu “capturar” pelos olhos de sua máquina, o clima de amizade, coleguismo, comprometimento, profissionalismo, alegria e empenho dos meus alunos. Só você e meus alunos para me fazerem sambar… ai, meu Deus… rsrsrs

Mais uma vez, obrigada.

Ficha Técnica do Sambódromo:

Nome real do local:
Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo

Assessoria e consultoria técnica voluntária em maquetes
Prof. Ângelo Pinheiro

Alunos (comprometidíssimos) voluntários
Andréia da Rocha, Christofer Carvalho, Alexandre Vinícius Appel, Aline Oliveira Janas, Henrique Matuchita Viana, Fabiana da Silva Queiroz, Aline Pinho Linguanoto, Talitha Chiovetto, Gabriel Presto, Cleber Hanashiro, Juliana Escribano, Cleidnalva Ferreira de Araújo, Michele Medeiros

Fechando a maquetaria com CHAVE DE OURO!!!!!

3 pensamentos sobre “Planta e maquete tátil do sambódromo de São Paulo

  1. Helena,

    Deixei um comentário lá no blog da Stephanie, e não resisti em deixar outro aqui no seu blog.

    Imagino como deve ter sido super legal a convivência com seus alunos durante a realização desse trabalho. A sua filha conseguiu capturar no vídeo mais que apenas as imagens, ela capturou também o sentimento de todos.

    Como disse a Stephanie, foram mutas horas de trabalho, inclusive nos fins de semana, uma entrega de corpo e alma. Pode estar certa de que todos vão adorar as maquetes.

    Agradeço em nome de 16 milhões de brasileiros cegos que gostariam muito de que seu trabalho e de seus alunos façam escola.

    Grande abraço: Paulo Romeu

  2. Nossa! Que trabalho excepcional! Realmente nós não paramos para imaginar o que essas pessoas podem perder de aproveitar, pelo fato de alguma deficiência… Gostei de ver como, cada vez mais, o trabalho do arquiteto extrapola o óbvio! Parabéns pela iniciativa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s