Paseo Recoleta

A Recoleta é um conjunto de praças, passeio e jardins que se espraia até Palermo. Suas figueiras imensas e frondosas associadas aos roseirais e gramados bem cuidados são um espetáculo à parte.

foto: Steph Degreas

O nome do bairro vem dos Padres Recoletos (ordem franciscana) que fundaram no século XVIII um convento, uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Pilar e o cemitério em anexo. No final do século XIX, o bairro atraiu famílias abastadas que fugiam de epidemias como cólera e febre amarela. A partir daí, o local recebeu inúmeros palacetes e mansões rodeados de jardins que reproduziam as arquiteturas européias, em especial, a francesa, dando-lhe ares nobres e aristocráticos.

A partir de um belo passeio ladeado por roseirais de um lado e figueiras do outro, o visitante vislumbra a Basílica Nossa Senhora Del Pilar. Inaugurada em 1732 graças a Fernando Valdez e Inclán que cedeu as terras e Don Juan de Narbona que custeou a construção, sua fachada foi construída em moldes clássicos e em seu interior ainda mantém os retábulos e grande parte das imagens originais de sua construção. O interior da Igreja é branco e contém apenas uma nave com altares menores em nichos laterais. Sua torre maior e o campanário são os únicos da cidade. Do lado esquerdo, a capela abriga a imagem de São Pedro de Alcântara, fundador da ordem dos recoletos. Ao lado, você encontra um pequeno museu que expõe elementos de culto dos primeiros monges. Entre os séculos XIX e XX, várias modificações foram realizadas, mas por volta da década de 30 o arquiteto Andrés Millé reconstituiu sua arquitetura. Em 1942, foi declarada Monumento Histórico Nacional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s