Como elaborar um projeto social: algumas orientações

Continuando o assunto iniciado no post “O que é terceiro setor?“,  daremos início à segunda etapa de nosso curso. Vamos neste momento, falar um pouco mais sobre organização de um projeto social: sua concepção, planejamento e gestão.

Utilizei como referências de leitura vários artigos e cursos que realizei ao longo da minha lém das experiências que tive quando coordenei o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade São Marcos na área extensionista. Acrescento também, o trabalho muito legal que desenvolvi por cinco anos juntamente com meus sócio-fundadores na minha super, hiper. mega ONG – APAF -Associação Paulista de Apoio à Família.

Deixarei aqui também um arquivo em ppp onde mostrarei o desenvolvimento do projeto social ” Curso de Hospitalidade” realizado em 2007/2008 para a APAF com alguns resultados dirigido pela Profª Daniela Flores. O projeto objetivava inserir mulheres em situação de vulnebilidade social no mercado de trabalho vinculado à área de hospitalidade na região da subprefeitura Sé. A área de atução foi escolhida a partir de pesquisa junto à secretaria de trabalho e posteriormente secretaria de turismo da prefeitura o município de São Paulo. Entendemos à época por hospitalidade as áreas vinculadas à prestação de serviços em bares, hotéis e restaurantes nos setores de atendimento ao cliente, preparo de alimentos, governança e lavanderia.
O trabalho foi alterado (todos os projetos e ações devem ser continuamente adaptados e modificados para atender as demandas dos novos grupos e realidades sociais) e permanece firme e forte até hoje, atendendo centenas de mães em situação de vulnerabilidade social.

Apresentação: seminário FOHB 2008 – Projeto social – exemplo

(FOHB –Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e APAFAssociação Paulista de Apoio à Família)

Sugestões para sua formação:
Kisil, Rosana. Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações da Sociedade Civil. 3a edição, São Paulo: Global, 2004. (coleção Gestão e sustentabilidade)
Fiz também alguns cursos rápidos. Quem tiver disponibilidade de tempo e recursos, recomendo:
Princípios e Práticas de Resp. Social nas Empresas e  Princípios de Gestão Para Orgs de 3º Setor todos ministrados na Fundação Getulio Vargas – SP, FGV-SP, Brasil.












Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s